quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sessão 8 - Festival Internacional de Cinema de Artes

Sábado, 30 de Janeiro, pelas 22h30, no Contagiarte
Rua Álvares Cabral - Porto

- “Informe”, de Eva Ângelo, 23 m (Portugal)
A partir da visita a diferentes fases da produção da performance “Inventário” de Joclécio Azevedo, “Informe” é um olhar a esta criação, dando espaço à sustentabilidade da realizadora enquanto observadora para construir um percurso paralelo.

- “Jardim de Inverno”, de Rui Simões, 35 m (Portugal)
Um solo de Olga Roriz. Estreia em Rennes, França, 5/12/1989.
No jardim da casa do mar. Ela espera. Avança e logo pára. Ela não pára nunca. Ela embate contra os muros metálicos do jardim. Ela quer ficar só até que o tempo passe. (…) O cheiro da chuva mistura-se com o cheiro do mar. Ela recomeça. Olga Roriz - Março 1990
- “Solistas”, de Filipe Martins, 8m (Portugal)
A relação individual-colectivo é o principal motor em “Solistas” para explorar espaços de sensação como o da diferença, solidão, evidência, independência, isolamento… Neste âmbito o espectáculo oferece-se de uma forma mais plástica e não tanto na narração de situações ou de questões concretas interpessoais. Mas o potencial narrativo está lá. Muito se pode contar quando se vê um corpo em movimento. (…) Né Barros

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Exposição/concurso de caixas de esmolas

Fazendo uma ponte com a primeira Exposição Mis Santos Queridos, de Cleo Sánchez, a Associação Terra na Boca acaba de abrir um concurso para uma exposição a partir de Caixas de Esmolas - entre a tradição e a inovação. Os artistas seleccionados conceberão e construirão uma caixa que estará patente na exposição. Cada criador estabelecerá o valor de venda. O público votará na(s) sua(s) preferida(s) colocando dinheiro dentro das mesmas. Os artistas seleccionados conceberão e construirão uma caixa que estará patente na exposição. Cada criador estabelecerá o valor de venda. O público votará na(s) sua(s) preferida(s) colocando dinheiro dentro das mesmas.Em caso de interesse na compra de alguma caixa, colocar-se-á a informação “reservada”. No último dia da exposição, contar-se-á o valor das esmolas/votações de cada uma e a que atingir o montante mais elevado será a vencedora do prémio Escolha do Público. Nesse caso, o autor da caixa vencedora receberá o dinheiro que esta contém.O Conselho Artístico da Terra na Boca votará na caixa preferida tendo em conta os seguintes parâmetros: criatividade, qualidade, versatilidade e sentido prático. A vencedora - Maria Esmolas -ficará na posse da Associação, divulgando assim o criador permanentemente, já que esta será utilizada e estará presente em todas as suas actividades, ora usada como caixa de esmolas, ora como caixa de sugestões, votações, inscrições, etc. Coincidindo os 2 prémios sobre a mesma caixa, esta será adquirida pela Terra na Boca, sem qualquer encargo. O criador terá direito à "esmola" que a sua obra contém.O valor total das restantes esmolas será para a Terra na Boca.

Inscrições até dia 31 de Janeiro em terranaboca@gmail.com

História de quem perde a sombra

De sábado, 30 Janeiro, às 16h até domingo, 31 janeiro, às 18h
Teatro do Campo Alegre

HISTÓRIA DE QUEM PERDE A SOMBRA, a partir do texto A Fabulosa História de Peter Schlemihl, de Aldelbert von Chamisso, pela Companhia do Chapitô, encenação de Sofia Cabrita.

Este senhor que vês aqui troca a sombra por um porta-moedas (…) Toda a gente quer deitar o homem fora por mais moedas que tenha. Porque uma sombra não é nada quando a temos mas quando não a temos passa a ser uma coisa que perdemos e nós passamos a não ser nada.

Público-alvo: todos os públicos a partir dos 6 anos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Concertos Intimos

CineTeatro Estarreja, sábado 30 de Janeiro, 22h

Cabe a Tereza Salgueiro a honra de abertura do ciclo Concertos Intímos 2010, no cineteatro de Estarreja.
A artista, actuará num inédito formato intimista acompanhada pelas Guitarras Portuguesas de Mestre António Chainho e Fernando Alvim.

Seguir-se-á Fafá de Belém a 20 de Março com o seu espectáculo, unico, de Piano e Voz e ainda Nuno Guerreiro (ex-vocalista de Ala dos Namorados) em estilo jazzy, num cenário exuberante e teatral, num concerto com grande requinte e qualidade a 15 de Maio

Como habitual estão já disponíveis entradas por concerto, duplas ou passes gerais com descontos associados.

Em palco três importantes músicos juntam-se para apresentar temas intemporais da música Portuguesa...

TEREZA SALGUEIRO – A cantora de renome internacional Uma das vozes mais emblemáticas da actualidade, Tereza Salgueiro conta com uma carreira de vinte e dois anos. Com o grupo Madredeus grava mais de doze discos premiados, percorrendo o mundo com digressões que levaram a música e a língua portuguesa a lugares distantes como a China, Japão ou Estados Unidos. Paralelamente à actividade do grupo, é editado um primeiro álbum em seu nome, “Obrigado” (2006), e no ano seguinte “Você e Eu” e ”La Serena”. Em 2009 inicia a sua carreira como artista independente com o disco “Matriz”, onde traça um percurso pela música portuguesa desde o período medieval ao século XX, com o qual dá continuidade às aclamadas apresentações nos palcos nacionais e internacionais.

ANTÓNIO CHAINHO - o Mestre da Guitarra Portuguesa Com uma carreira com mais de 40 anos, Mestre António Chainho é um dos músicos mais conceituados da música nacional. Reconhecido como o Mestre da Guitarra Portuguesa, Chainho aposta na divulgação e destaque do instrumento das doze cordas, evidenciando-o do fado e aliando a tradição às novas tendências. Ao longo da sua carreira, acompanhou alguns dos grandes nomes da música portuguesa e estrangeira como Carlos do Carmo, José Carreras ou Maria Betânia, entre outros.

FERNANDO ALVIM - o experiente viola de fado, companheiro de Carlos Paredes. Exímio guitarrista, Fernando Alvim, tem um percurso importantíssimo no panorama musical Português. Companheiro de Carlos Paredes durante 25 anos, foi mais que um mero acompanhante, sendo responsável pela criação de harmonias e acompanhamentos rítmicos de temas deste artista. A cumplicidade musical com o Mestre António Chainho resulta de anos de partilha de palcos e emoções e revela-se sempre que a sua viola de fado “conversa” com a Guitarra Portuguesa.

Mais info: http://www.cineteatroestarreja.com/agenda.php?from=index

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ciclo Sci-Fi Janeiro 2010


A Monges do Nada - Associação apresenta um ciclo de ficção científica com filmes de culto.

(outros já passados)

Dia 27 e 28 de Janeiro - The Fifth Element (O 5º Elemento) - de Luc Besson

Ao longo deste mês haverá sempre duas sessões de cada filme, ás quartas ás 16h e ás quintas ás 21h30.

Oliveira de Azeméis - Praça da Cidade
Entrada Gratuita

As melhores da CURTA2

Início:
Sábado, 23 de Janeiro de 2010 às 21:45
Fim:
Domingo, 24 de Janeiro de 2010 às 0:00
Local:
Paços da Cultura

As três curtas-metragens mais votadas pelo público voltam à cena, para um debate final moderado por Américo Santos.

O público votou e escolheu os três melhores filmes da CURTA2 – Mostra Nacional de Curtas de S. João da Madeira: “A um passo de ser” de cinco alunos sanjoanenses, “A ascensorista” de um grupo de amigos do Porto e “Deus não quis” da produtora Zed Filmes. As películas regressam aos Paços da Cultura de S. João da Madeira, dia 23 de Janeiro, às 21h45, para uma sessão especial, organizada pela Associação Cultural Teia dos Sentidos.

Américo Santos, director do Cineclube de Santa Maria da Feira e do Festival de Cinema Luso-Brasileiro, vai moderar o debate final entre os vencedores da mostra. A entrada é gratuita.

No ano passado, a CURTA2 mostrou, durante três quentes noites de Julho, 22 filmes da Escola Secundária Serafim Leite de S. João da Madeira, do cine-clube de Avanca, das universidades Católica do Porto, da Beira Interior e de Aveiro, do centro de assistência social Castiis, da produtora Zed Filmes de Coimbra e de um grupo de amigos do Porto.

A CURTA 3 já tem data marcada: de 21 a 23 de Outubro de 2010, no auditório dos Paços da Cultura.

SESSÃO 7 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARTES PERFORMATIVAS

Início:
Sábado, 23 de Janeiro de 2010 às 22:30
Fim:
Domingo, 24 de Janeiro de 2010 às 1:30
Local:
Contagiarte
Rua:
Álvares Cabral, 372
Cidade/Localidade:
Porto, Portugal

“Buritizal”, de Alexandre Braga,
39m (Portugal)
Quando eu era guri, eu era caçador de formigas… Assim começa minha história. Em seguida, de um salto a outro, passamos de minha infância a meu fatídico encontro com Miguelão. Eu e Miguelão não tínhamos muitas coisas em comum. Um tinha um pouco e outro demais… Um era jovem e outro nem tanto. (…) Um amava a filha do outro… (…)

“Battuta”, de Bartabas, 66m (França)
Cavaleiros-artistas são literalmente transportados pelos dois grupos de músicos romenos, uma fanfarra de metais da Moldávia e um conjunto de cordas da Transilvânia. (…) Alegre ou inquietante, Battuta vive tanto da destreza como da velocidade, fala-nos do tempo e da memória, e retoma a veia popular e o sentido festivo do espectáculo que animaram os inícios da trupe. (…)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vale de Pandora


consultem e divirtam-se




http://www.myspace.com/valepandora

Auditório do Pavilhão da A.C.R
Vale de Cambra

Exposição - Mis Santos Queridos

Exposição - Mis Santos Queridos
Instalações de Imagens e Fotografia de Cleo Sánchez
de 28 de Janeiro a 28 Fevereiro

Inauguração
28 de Jan – 19h

Casa Museu Guerra Junqueiro
Terça a Domingo: 10:00-12:30/14:00-17:30

Mis Santos Queridos de Cleo Sánchez.
A exposição mostra fotografias individuais, acompanhadas das entrevistas “realizadas” aos Santos, e de grupo, assim como uma instalação de imagens (após uma intervenção) dispostas em atitude comemorativa, a que se junta uma componente sonora que lhe confere o ambiente de celebração religiosa.

Dramaturgia Tribal - Workshop

Dramaturgia Tribal - Workshop de exploração da imaginação simbólica com Jorge Palinhos. 14h30-19h30 (20 horas).

Início: Sábado, 6 de Fevereiro de 2010 às 14:30
Fim: Domingo, 14 de Fevereiro de 2010 às 20:30
Local: ACE/Teatro do Bolhão, Praça Coronel Pacheco, 1
Rua: Praça Coronel Pacheco, 1
Cidade/Localidade: Porto, Portugal

ACE/Teatro do Bolhão, Praça Coronel Pacheco, 1.
Valor: 75€.
Valor Amigo Terra na Boca: 67,50€

Este workshop pretende explorar a escrita dramática através dos símbolos, dos ritos e dos mitos que regem invisivelmente a nossa vida. Com base em estudos mitológicos, antropológicos, semióticos e textuais, os participantes farão vários exercícios que lhes permitam mergulhar na sua mitologia pessoal e compreender quais as histórias que querem contar e o que é que as histórias significam para si.
Público-alvo: estudantes e profissionais de teatro e todos os interessados em escrita criativa e dramática.

Programa do curso
1.º dia – sábado, 6 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Apresentação/Aquecimento
2) Totem
2.1) A criação
2.2) O inferno
2.3) A caixa
3) Debate

2.º dia – domingo, 7 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Aquecimento
2) Tabu
2.1) O labirinto
2.2) A floresta
2.3) A destruição
3) Distribuição de trabalhos

3.º dia – sábado, 13 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Aquecimento
2) Apolo e Dionísio
2.1) A flauta e a harpa
2.2) O sol e a lua
2.3) Os trabalhos e os dias
3) Leitura e debate sobre os trabalhos

4.º dia – domingo – 14 de Fevereiro – 14h30-20h30
1) Aquecimento
2) O lugar de onde se vê
2.1) O movimento das palavras
2.2) O espaço das palavras
2.3) Os arquétipos
3) Leitura e debate sobre os trabalhos realizados

19h30 – Leitura aberta ao público, de entrada livre, com a colaboração de actores profissionais.

Mínimo: 8 pessoas.
Máximo: 15 pessoas.
Inscrições até dia 31 de Janeiro.

Para mais informações: terranaboca@gmail.com, 934300978

Casting Tim Burton

Casting Tim Burton
Sábado, 23 de Janeiro de 2010
14:30 - 18:30
Villa Comunity (morada: Travessa dos Congregados, 64, Porto)

Produção Terra na Boca

Procuramos pessoas interessadas em participar num projecto fotográfico baseado na obra de Tim Burton.
Requisitos
• personalidades excêntricas (h/m)
• Conhecimento da obra de Tim Burton (não é necessário ser aprofundado)
• Capacidade de ser dirigido ao nível fotográfico e teatral
• Imaginação fértil e louca

O casting será feito por ordem de chegada sendo avaliados os seguintes requisitios:
• Portfolio (não obrigatório mas preferencial)
• Entrevista
• Fotogenia
• Conhecimento da obra
• Cachet pretendido

Serão escolhidos os candidatos de acordo com a direcção artística da obra sendo informados mais tarde por correio electrónica da decisão final.

Para mais informações contactar: terranaboca@gmail.com"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

http://www.etre-ange.fr/

Compagnie Etre'Ange e alguns dos seus espectáculos




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Agakuke e a princesa Putri Telur

Dois viajantes andam à volta do mundo com as suas malas. Uma delas parece conter uma coisa misteriosa, uma outra transforma-se em teatrinho. Agakuke, o velho inuit, aparece como por magia. Ele fala da sua volta ao mundo, dos homens e da necessidade de amar as árvores. As suas palavras também são mágicas, transformam-se em princesas, reis, anjos e transportam-nos para o oriente e os seus mistérios. Agakuke, o mágico, o poeta, o aventureiro conta a história da belíssima Putri Telur, a princesa que nasceu de um ovo. Adaptado de um conto da Indonésia, é um thriller romântico cheio de suspense e poesia que encantará o público de todas as idades.

Maiores 4 anos
4.00/criança

Sáb. 16 de Janeiro, pelas 15h30
Paços da Cultura - S.João da Madeira

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TRAGEDIA



um espectáculo de Ana Ribeiro

com
Maria do Carmo, Mónica Calle, Rita Só, Teresa Sobral e Vítor D’Andrade
a partir de “As Troianas” de Eurípides, e outras memórias
7 a 31 de Janeiro de 2010
Teatro da Trindade, sala estúdio
4ª a sábado 21h45 | domingo 17h30

Um concerto fragmentado em quadros teatrais. Um clássico fragmentado em quadros musicais.
Convocar para cena formas de fazer distintas, mesmo contrárias.
O que sobrevive após um combate? O que significa perder ou ganhar? O que fica? O que sobra na terra batida?
Há que não matar a memória.
Resta esta obstinação de não fugir e esta coragem diante do grande medo.
Resta o silêncio e a capacidade real de conseguir ouvir.


música | António Duarte, James Uhart e Teresa Sobral
cenografia | Sttiga
sonoplastia e fotomontagem | António Duarte

fotografia de cena | Bruno Simão
produção executiva | Alexandra Gaspar e Catarina dos Santos

uma co-produção
Casa Conveniente
Teatro da Trindade | Fundação INATEL

apoios
Banco de Bens Doados-ENTRAJUDA
Renascimento - Gestão e Reciclagem de Resíduos, Lda.
Carlos Mário Duarte, Sucessora, Unipessoal, Lda.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
galeria de fotos online, para download | http://gallery.me.com/casaconveniente/100034
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7a, 1200-466 Lisboa

vendas | reservas
bilheteiras 213 420 000 | 927982834
TicketLine 707 234 234 www.ticketline.sapo.pt

horário da bilheteira | 3ª a Sábado, das 14h às 22h | Domingos, das 14h às 18h

bilhete | € 8,00
descontos | € 5,00 (Sócios da Fundação INATEL, Jovens -25 Anos, Grupos +10 PX, Séniores +65 Anos, Profissionais de Artes e Espectáculos) e € 7,00 (Pin Cultura, FNAC)